Neanderthal palitava os dentes há 46.000 anos
NOTÍCIAS » ARQUEOLOGIA
ESTUDO REVELA QUE NEANDERTAIS FAZIAM USO DE PALITOS DE DENTE
A análise revelou que, há 46 mil anos, pessoas já se importavam com a higiene bucal
ISABELA BARREIROS, SOB SUPERVISÃO DE ALANA SOUSA PUBLICADO EM 22/03/2021, ÀS 13H45

Em 2010, uma equipe de pesquisadores descobriu dentes muito antigos na Caverna de Stajnia, localizada na Polônia. Agora, os resultados dos exames e das análises de DNA mitocondrial foram publicados no Journal of Human Evolution, revelando detalhes sobre a descoberta.
Conforme repercutido pelo Science in Poland, o time liderado por Wioletta Nowaczewska, do Departamento de Biologia Humana da Universidade de Wrocław, percebeu marcas de palito nos dentes.
“Parece que o dono do dente fazia higiene bucal. Provavelmente entre os dois últimos dentes havia restos de comida que precisavam ser removidos”, explicou a especialista. “Não sabemos do que ele fez um palito — um pedaço de galho, um pedaço de osso ou espinha de peixe. Tinha que ser um objeto cilíndrico bastante rígido, que o indivíduo usava com frequência suficiente para deixar um traço claro”.

De acordo com o estudo, os dentes encontrados eram um siso e um pré-molar superior que pertenciam, respectivamente, a um homem de cerca de 30 anos e a um indivíduo que estava em por volta dos seus 20 anos. Para a análise, os cientistas também realizaram pesquisas a fim de comprovar que os dentes eram de neandertais.
“O bom estado do pré-molar nos permitiu fazer análises 2D e 3D da espessura do esmalte, reconstrução digital, 'puxamento' virtual da capa do esmalte e avaliação da espessura do esmalte, que no Neandertal é mais fino do que no H. sapiens . Todas essas características juntas apontam para os Neandertais”, explicou Nowaczewska.
Não é a primeira vez que vestígios de cuidado bucal são encontrados em dentes descobertos na caverna de Stajnia. Em estudos anteriores, os arqueólogos já descobriram um dente em situação similar.
Comentários
Enviar um comentário