Mulher de Amud, 1995 Israel era Neanderthal

 NOTÍCIAS » PALEONTOLOGIA

PESQUISADORES CONCLUEM QUE OSSOS ENCONTRADOS EM ISRAEL SÃO DE JOVEM MULHER NEANDERTAL

Com o auxílio de uma análise anatômica e morfológica, a equipe relata que a moça viveu no Pleistoceno Tardio com 1,60 m de altura e pesando 60 kg

WALLACY FERRARI PUBLICADO EM 27/07/2020, ÀS 08H13

Ossos de Amud 9 localizados em Israel
Ossos de Amud 9 localizados em Israel - Osborjn M. Pearson

Uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana da Espanha (CENIEH), concluíram que os restos mortais de número 9 encontrados na caverna Amud em Israel, em 1995, trata-se de uma parte do corpo de uma mulher neandertal. A pesquisa analisou a anatomia e morfologia de um pé, obtendo informações concisas sobre as proporções da moça.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica PaleoAnthropology, a Amud 9 era uma mulher que viveu durante o Pleistoceno Tardio, sendo uma neandertal dado o seu período de vivência. Sua altura era de, aproximadamente, 1,60 metros, pesando cerca de 60 quilos. Mesmo com a relação de medidas, os tarsos, metatarsos e falanges presentes nos pés encontrados possuem um formado diferente dos humanos modernos, dificultando a exatidão.

Alguns dos ossos de Amud 9 utilizados para a datação e medidas / Crédito: Adrián Pablos

 

Além do CENIEH, a pesquisa contou com o auxílio de pesquisadores estadunidenses de duas universidades (Novo México e Universidade Estadual do Arizona) e israelitas, também de duas instituições (Universidade de Tel Aviv e Universidade Hebraica de Jerusalém). Com as parcerias internacionais, restos mortais de 15 neandertais foram descobertos ao longo do século 20 na caverna Amud.

Adrián Pablos, co-autor da publicação, acrescenta que o conhecimento das proporções neandertais ajudamn a compreensão de como estes seres viviam: “A maioria dessas características está relacionada à robustez excepcional e típica do esqueleto pós-craniano, ou seja, do pescoço para baixo, observado na maioria dos neandertais."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pré historia do Brasil - Sambaqui, caça a tubarões AH

Cruzamento sapiens sapiens e sapiens Neanderthal AH

Homo erectus de Drimolen 2 milhões de anos